Os piores erros que um empreendedor pet pode cometer

Dicas

O mundo dos negócios tem a sua complexidade. Por isso, é praticamente impossível fazer tudo certo, ainda mais se você está começando no mercado pet, então tem erros que todo empreendedor pet precisa evitar de cometer.

Ser empreendedor pet é um desafio, porque não exige apenas uma grande dedicação da sua parte, mas também de bastante conhecimento técnico de gestão e de mercado.

Mesmo que seja inevitável fugir de algumas falhas, se você não cometer determinados erros, você já terá uma boa parte do caminho do sucesso percorrido. Pelo menos, o importante, também, é estar preparado para mitigar algumas falhas aí desse comecinho do empreendedorismo.

Já ouviu aquela estatística de que uma em cada três novas empresas brasileiras fecham antes de completar um ano por falta de planejamento? Então…

Quais são erros que os empreendedores pet não devem cometer, então?

Vamos avaliar aqui os 6 erros mais comuns que os novos empreendedores costumam cometer no mercado pet e que, por isso mesmo, você deve evitá-los.

Começar a empreender sem ter um plano de negócios

Essa é uma das ferramentas fundamentais que um empreendedor pet precisa ter quando está começando, ou qualquer outro negócio em qualquer segmento de mercado. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, você tem que ter um plano de negócios, pois é por meio dele que será possível definir as ações e as metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazos.

A ideia é que, nesse plano de negócios, tenham pequenas metas para que você possa comemorá-las sempre que cumpri-las para conseguir chegar no objetivo final com aquele gás que você injetou no início do projeto. O caminho para o sucesso tem vários degraus que você vai subindo gradativamente, pois de nada adianta você pular etapas. Se você fizer isso, pode ter certeza que se não der algo errado neste momento, vai dar lá na frente.

Portanto, estabeleça prazos para você alcançar essas metas, que devem ser sempre muito claras e específicas. As dificuldades para cumprir determinadas metas devem ser levadas em conta no plano de negócios, ok? Tem que ser tangível e mensurável.

Fuja dessa margem tão negativa! Trace um bom plano de negócios e comece com o pé direito!

Não se capacitar

Outro erro que empreendedores pet cometem é entrar no mercado sem nem ter ao menos um conhecimento básico sobre como tudo funciona. Nem em relação à gestão do pet shop, nem em relação às práticas de marketing e preço.

É claro que isso é um erro que compromete o sucesso do seu negócio pet, pois ao não saber aplicar técnicas corretas de administração e marketing, você está colocando em risco o seu pet shop, inclusive risco de falência a um médio prazo.

Por isso, procurar por cursos de capacitação para este mercado é imprescindível, porque além do conhecimento abrir portas que jamais serão fechadas,nada é capaz de parar um empreendedor que sabe muito bem o que está fazendo, e que entende do mercado pet como ninguém.

Quando você estuda e se capacita, você enxerga oportunidades e caminhos que muitos empreendedores não enxergam.

Copiar a concorrência

Sabemos o quanto é tentador olhar para aquele pet shop que admiramos e tentar fazer exatamente o que eles fazem porque aos nossos olhos, parece estar dando tudo certo. Não é mesmo?

No entanto, o caminho não é esse, pois não temos as informações concretas referente ao negócio desse concorrente que admiramos. O que isso quer dizer? Pode ser que realmente o que admiramos não esteja funcionando da maneira que deve funcionar; pode ser que o que funciona para este concorrente, não funcionaria para você por diversos fatores.

O importante aqui é entender do seu negócio pet e criar estratégias exclusivamente para ele, a fim de conquistar aquelas metas que você estipulou lá no início, lembra?

Então, não cometa esses erros de um empreendedor pet iniciante.

Não ser apaixonado pelo negócio

Parece muito bobo falar desse jeito, mas é a mais pura verdade. Você precisa ser apaixonado pelo seu negócio pet, respirar o seu negócio pet. Esse é um dos principais combustíveis para o sucesso dele, pois lembre-se que administrar uma empresa não é moleza e quando você é apaixonado por ela, a dedicação a ela se torna muito mais prazerosa.

Fazer tudo sozinho

Esse fazer tudo sozinho está mais ligado a não ter um contador especializado que ajude você a administrar o seu negócio. Nosso país tem burocracia demais e, infelizmente, ou felizmente, você não vai conseguir dar conta de tudo sozinho, não.

As leis sempre estão sofrendo uma alteração aqui, outra ali e quando você se der conta – se você conseguir se dar conta no meio de tanta legislação e imposto – você pode acabar pagando mais tributos do que deveria, entre outros fatores.

Não precisa ser nenhum super-herói, ok?

Não definir o cliente ideal

Outro que é um dos erros de um empreendedor pet que é muito comum, pois muitos generalizam demais seu perfil de cliente: pessoas que têm pets, podendo ser gato, cachorro, hamster, passarinho, peixes, etc.

Empreendedor pet: você tem que desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos produtos e serviços que você quer oferecer. E, para isso, existem diversos fatores que impactam esse desenho. Por exemplo: se você só quer vender produtos premium, você precisa trazer esse conceito para dentro do seu pet shop e determinar a persona deste cliente que vai consumir produtos premium, entende?

Esse é apenas um dos tantos exemplos que poderíamos dar aqui. Mas você conseguiu entender a importância, certo?

Portanto, se você está começando nesse mercado pet, cuide muito para não cometer esses erros, ok?

Quer assistir nosso especialista contando na prática esses erros? Não deixe de assistir essa nossa live exclusiva:

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