O mercado pet está em constante evolução. Por conta disso, é que você, empreendedor pet, precisa tomar muito cuidado para não cometer aqueles errinhos que podem prejudicar o seu faturamento.
A concorrência está cada dia mais acirrada, mesmo que ainda tenha espaço para todo mundo. E um dos principais pontos de atenção que você precisa ter para se destacar nesse mercado pet é em relação ao layout da sua loja.
O investimento no seu empreendimento precisa sempre ser focado em estratégias e experiência com o seu consumidor. E você sabia que o layout da sua loja tem tudo a ver com isso? E mais: faz parte da gestão do seu pet shop.
Mas o que é o layout da loja mesmo?
O layout do seu pet shop diz respeito a vários elementos que, juntos, contribuem para o aumento das suas vendas. Dá uma olhadinha:
Fachada
Podemos considerar uma área externa acolhedora e pronta para atrair a atenção do público, podendo ter portas grandes, pontos de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, uma paleta de cores da sua marca bem interessante, um bom logotipo, identificação através de placas, essas coisas.
Interior da loja
Excelente iluminação e infraestrutura, uma vez que o foco são os produtos. Podemos considerar também remover uma ou duas paredes para ampliar o local.
Circulação
Os clientes precisam circular facilmente e livremente pelo seu pet shop, sem obstáculos.
Iluminação
Para ajudar a valorizar os produtos do interior da loja, destacar as gôndolas com os produtos mais importantes e, claro, não ficar aquele ambiente escuro que passe uma sensação meio macabra.
No entanto, existem mais fatores dentro desses tópicos que tem tudo a ver com o layout do seu pet shop que você também precisa ficar atento. Vamos conferir!
Erros de layout que você deve evitar no pet shop
Produtos atrás do balcão
Por mais que você atenda seus clientes no balcão e isso te leve a pensar que ter determinados produtos atrás dele podem chamar a atenção deles, nós vamos te dizer que não é bem assim. Na verdade, você está perdendo vendas.
Os únicos produtos que devem ficar atrás do balcão são os que têm uma vida menor, como é o caso dos medicamentos.
O que isso quer dizer? Quer dizer que você não pode simplesmente escolher alguns produtos para ficar atrás do balcão apenas porque você quer. Por exemplo: ração terapêutica, produtos de higiene, ração de pássaros e caminhas, quando colocados atrás do balcão, a visibilidade e acessibilidade a esses produtos fica bastante prejudicada. É como se você estivesse escondendo os produtos do seu consumidor.
Portanto, tudo que não for medicamento, tem que ficar para o lado de fora do balcão.
Gambiarras
As gambiarras precisam ser muito evitadas porque elas impactam muito no layout da sua loja. Alguns exemplos das famosas gambiarras: fios passando pelo alto, fios pelas paredes, extensões pelo chão, ou pelas paredes também, estando totalmente à vista do seu cliente.
Além de ficar muito feio, pode ser perigoso! Por isso, você precisa investir numa infraestrutura elétrica para seu pet shop, ok? Até uma parede de drywall pode ser uma opção porque depois, ela pode se transformar em uma área de vendas,
Disposição dos produtos
A disposição dos produtos deve ser de maneira verticalizada e tem que começar do início da loja, sempre do menor fluxo para o maior fluxo, sempre do mais caro para o mais barato, e evitar colocar tudo misturado.
O produto que você realmente quer vender, tem que estar sempre na linha de visão do seu cliente.
Produtos a granel
Outro erro comum é você dar destaque ou foco pro granel, pois pessoas que compram a granel, já têm a intenção de economizar, de não gastar mais que uns 15 reais e, ainda, não estão dispostas a comprar qualquer outra coisa.
O local do granel com certeza não é no corredor principal, de maior fluxo do seu pet shop. Isso é um tiro no pé. Você deve deixar o granel lá atrás, lá no fundo da loja, depois da ração ensacada, pois, assim, você aumenta seu faturamento e ticket médio. Caso contrário, ele vai acabar despencando o valor das vendas.
Portanto, empreendedor pet, para você não prejudicar o crescimento do seu pet shop, você precisa evitar esses erros de layout de loja, ok?