Valor e preço? Você sabe a diferença?

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Diferença entre Valor e Preço no Pet Shop

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Como assim? Valor e preço no pet shop não são a mesma coisa? Não!

Quando você entende a diferença entre esses conceitos, fica mais fácil argumentar no momento da venda dentro do seu pet shop. Bora que a gente explica melhor isso daí!

Primeiro, assista esse rápido vídeo que pode te ajudar nas primeiras impressões desse assunto:

Como o cliente escolhe o produto: por preço ou por valor?

O preço e o valor são fatores determinantes para qualquer compra que fazemos, seja ela qual for, pelo motivo que for. Portanto, não seria diferente para o cliente do seu pet shop. Concorda?

Mas algo que nem todo mundo sabe, é que a escolha do cliente por determinado produto, ou serviço, não é feita de maneira racional, pois, segundo estudos da área de marketing, foi analisado que ela acontece primeiro no inconsciente do cliente. Os argumentos racionais que ele dá para efetivamente adquirir aquele produto, é justamente para justificar a escolha que ele já fez de maneira inconsciente.

Por isso, é muito importante ter argumentos de venda que vão além do preço que o cliente vai pagar pelo produto, ou serviço, pois ele está constantemente avaliando preço e valor, colocando na balança para saber o que vale a pena. Estando bem preparado, você conseguirá instigá-lo para o que tem mais peso.

Então, qual é a diferença entre preço e valor?

O preço é aquilo que você vai cobrar pelo produto, ou serviço, do seu pet shop. É o que o cliente paga, é o número na etiqueta/sistema e está vinculado aos seus custos e à margem de lucro. No entanto, o preço é definido pelo mercado, pois você precisa avaliar com bom senso como o que a concorrência está praticando. Afinal, se para um determinado produto, o preço de mercado está na faixa dos R$100,00, não cabe aqui você cobrar R$200,00 exatamente pelo mesmo produto, concorda?

Já o valor, é aquilo que você entrega ao seu cliente, é o seu diferencial, são os benefícios dos produtos, ou do serviço; é o ambiente agradável, limpo e organizado do seu pet shop que faz com que seu cliente se sinta bem-vindo e à vontade; é o atendimento personalizado e humanizado que você oferece a ele; é o ótimo relacionamento que você cria com seu cliente e faz com que ele deposite a confiança em você; é a qualidade dos produtos que você vende, ou do serviço que você presta a ele.

Resumindo, o preço tem a ver com a quantidade de dinheiro que o cliente vai desembolsar por determinado produto, ou serviço. E, o valor está totalmente ligado à experiência que lhe é proporcionada pelo seu pet shop.

Como respeitar a importância de cada um para o cliente?

Conforme falamos mais acima, é importante você ter argumentos de venda para seus produtos e serviços do pet shop. Ou seja, se você quer que o cliente opte por um produto mais caro, você tem que ter na ponta da língua todos os benefícios que envolvem aquele determinado item. Mas… seja sempre honesto para com o desejo daquele cliente!

Como assim?

Você precisa entender melhor as circunstâncias que estão levando o cliente a optar por uma determinada marca, por um determinado tipo de ração, ou brinquedo, ou medicamento, essas coisas. Neste caso, o Valor e Preço no Pet Shop fazem toda a diferença.

Por isso, na abordagem do cliente, é interessante você fazer algumas perguntas para saber se ele realmente estaria disposto a trocar aquele item e aceitar suas futuras sugestões. Sabe por quê? Porque às vezes ele pode estar precisando economizar no momento; ele pode ter uma “relação de amor” com a marca de ração que ele escolheu; no caso de pets gatinhos, ele pode estar levando aquela marca de areia específica porque é a única que seus felinos de adaptaram, entre outros infinitos exemplo.

E, como você quer transmitir os valores do seu pet shop para que o cliente tenha a melhor experiência de compra e atendimento, você tem que ficar ligado nessas coisas e respeitar a importância de preço, ou de valor, para o cliente. Afinal, você quer essa percepção de valor dele, não?

Ofereça sempre custo-benefício

O que isso quer dizer? Quer dizer que não é legal já ir oferecendo o produto mais caro porque ele vai ajudar ali no seu faturamento. Opte por oferecer o melhor custo-benefício ao seu cliente com base naquele entendimento do que seus clientes procuram em relação a um produto, ou serviço.

A percepção de valor dele vai ocorrer no mesmo momento, porque haverá uma troca de confiança entre vocês que vai beneficiar ambos os lados. O foco deve estar sempre no valor do produto e não apenas no preço. Valor e Preço no Pet Shop influencia muito!

Lembre-se que o produto pode ser muito bom, mas se a percepção de valor for baixa, o cliente certamente achará o produto caro e pode prejudicar a percepção de valor em relação a todo o pet shop, ok?

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