Muitos empreendedores entendem como fachada da loja apenas o letreiro. Só que a fachada é muito mais que isso e ela pode ser uma grande aliada para o seu negócio pet lucrar mais.
Por isso, separei aqui algumas dicas para você transformar a fachada do seu pet shop em uma ferramenta de vendas para seu negócio.
Por que a fachada é importante?
A fachada de uma loja vai muito além de ser apenas o letreiro. Ela é um conjunto de toda parte externa do seu pet shop, pois por mais que tentemos não julgar pela aparência, inconscientemente, tendemos a entrar em uma loja quando sentimos mais simpatia pela fachada. Já percebeu isso? Por isso, a aparência da sua fachada pode aumentar em até 40% o faturamento do seu pet shop.
Como eu ando muito pelo Brasil afora, eu percebo que muitos empreendedores pet não dão a devida atenção às fachadas das suas lojas. Foi justamente isso que me estimulou a falar sobre esse assunto contigo, para que assim você não corra o risco de cometer algum deslize em relação aos elementos na fachada, que é o primeiro contato que muitos consumidores têm com a sua marca.
Como ter uma fachada mais lucrativa?
Vamos analisar aqui x dicas de tudo que você precisa levar em conta para ter uma fachada mais lucrativa no seu pet shop.
#DICA 1 – Chamar atenção
Antes de entrarmos na dica em si, quero que responda uma pergunta para você mesmo: você tem a impressão que as pessoas passam pelo seu pet shop sem prestar atenção nele?
Se isso acontece, pode ser porque sua loja pode não ter mudado por um tempo já e acabou virando parte da paisagem do local. Se este for o caso, uma pintura já pode fazer a diferença.
Caso este não seja o caso, você pode optar por colocar um cartaz chamativo, enfeitar com algum elemento novo, colocar algum detalhe sintético iluminado, um letreiro diferente, entre outras coisas.
Guarde dinheiro exclusivamente para que você possa de tempos em tempos revitalizar a fachada da sua loja. Ela é importante demais para você montar ela no início do seu negócio e achar que nunca mais precisará mexer nela.
#DICA 2 – Use o movimento a seu favor
Você pode usar a seu favor o movimento do local onde está seu pet shop. Para isso, adicione algo em movimento para atrair atenção de quem passa na rua, e não precisa ser algo caro ou muito elaborado, a decisão vai depender de quanto dinheiro você tem disponível para isso.
Você pode adicionar um boneco de luzes que piscam ou até uma TV com imagens passando. Isso vai atrair a atenção muito mais fácil do que algo que está estático.
#DICA 3 – Promoções em evidência
As promoções da sua loja precisam ganhar muito mais destaque, precisam estar em evidência. Para isso, coloque faixas e cartazes de produtos e serviços em oferta, sempre deixando essa comunicação em um local de ótima visibilidade da sua fachada.
Caso você opte por placas, coloque a placa virada de frente para quem está caminhando em direção à loja e não de lado, pois a maioria dos estabelecimentos colocam as placas de lado forçando as pessoas a virarem o pescoço para ver a promoção enquanto andam. Parece uma boa estratégia, mas não é.
Importante: não se esqueça de verificar se a lei municipal permite o tipo de comunicação externa que você quer fazer. Cuidado para não levar multa da Prefeitura.
#DICA 4 – Tenha um logotipo
Marcas são facilmente lembradas pelos consumidores por terem um logotipo. Esse logotipo (que muitos chamam de logomarca) precisa ser curto e passar um conceito da sua empresa. É interessante que tenha elementos que remetem aos animais e aos cuidados com eles.
Não crie sozinho um logotipo. Contrate alguém, ou alguma empresa especializada em design, ou agência de publicidade, para criar o logotipo para você. Eles têm mais expertise no assunto e podem desenvolver algo bastante atrativo e que tenha sentido, além de original. Não menospreze a importância da sua marca para o sucesso do seu negócio.
#DICA 5 – Arrumação dos produtos
Os produtos que estão dispostos na loja fazem parte da sua fachada também! Por isso, cuidado com arrumação dos produtos no interior do seu pet shop. A tentação é grande, mas não obstrua a entrada da sua loja com mercadorias. Seus clientes devem ter acesso confortável ao seu estabelecimento, porque ninguém gosta, ou se sente confortável, de ter que desviar de expositores, de sacos de rações amontoados. Facilite o acesso até o caixa. Aqui, os produtos também não podem atrapalhar a passagem dos corredores.
#DICA 6 – Vitrine
A vitrine também faz parte da sua fachada e funciona como um vendedor do seu pet shop. Por isso, nela, precisam estar os produtos em promoção, num lugar de destaque, de forma que vendam e/ou conduzam o cliente a comprar mais produtos. Rações não precisam ficar na frente da loja. Elas vão lá para o fundo, para que o cliente passe pelos corredores do seu pet shop.
Os produtos em destaque são apresentados ao público de forma atraente. Portanto, a vitrine tem que causar uma boa impressão, estar sempre limpa e organizada. Uma boa dica aqui é colocar os produtos na altura dos olhos dos clientes e até usar luzes para deixá-los em evidência.
Percebeu o quanto a fachada é importante para o seu pet shop e pode se tornar mais lucrativa para seu negócio? Tem que cuidar muito bem dela, senão, pode ocasionar um efeito contrário, ou seja, pode desestimular as pessoas a entrarem na sua loja.