Como diferenciar seu pet shop da concorrência

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Como diferenciar seu pet shop da concorrência

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Precisamos começar esse texto de uma maneira muito direta: o pior erro de qualquer empreendedor pet é não ter diferenciais dos concorrentes e querer copia-los. Vamos deixar claro aqui que se inspirar e fazer do seu jeito é uma coisa, e é totalmente saudável. Mas tem que cuidar para não copiar descaradamente tudo aquilo que o concorrente está fazendo, principalmente se você está iniciando agora no mercado pet.

Por isso, vamos te dar 6 dicas de como diferenciar seu pet shop da concorrência e temos a certeza que se você implementar isso, você vai colher resultados muito em breve.

6 dicas para diferenciar seu pet shop do seu concorrente

Programa de fidelidade

Parece uma ideia muito batida, mas ainda dá bastante resultado. É uma ideia muito simples porque você só precisa criar alguns cartõezinhos e definir para que ele servirá e o que o cliente ganhará ao completar 10 serviços ou 10 compras, por exemplo. Uma possibilidade seria para o banho e tosa, que ao completar 10 banho e tosa, ele pode ganhar o 11º ou ganhar algum item da loja. É bem fácil de fazer, que você não gastará muito e ainda ganha uma fidelização de cliente e pode ter certeza que isso vai te diferenciar de toda a concorrência na sua região.

Mostre sua cara nas redes sociais do seu pet shop

Muitos empreendedores pet preferem não aparecer em fotos, vídeos e stories tanto no Facebook quanto no Instagram apenas por vergonha. No entanto, as pessoas se conectam com pessoas. Se você é dono do pet shop, se mostre para seu cliente e seus seguidores. As pessoas não costumam se conectar muito com empresas, a não ser que você seja uma Apple, uma Disney, uma Harley-Davidson… aí a história é diferente. Do contrário, fale com seus clientes e seguidores através das redes sociais e se conecte com eles. A personalidade é algo que se valoriza bastante por aqui.

Crie comunidades com seus clientes fiéis

Assim como essas empresas estilo Apple, Disney e Harley-Davidson criaram comunidades de apaixonados pela marca, você pode criar uma comunidade de apaixonados pelos seus pet. Afinal, se tem uma coisa que os tutores são apaixonados, é pelos seus pets.

Podem ser comunidades de cachorros, de gatos, de raças específicas como um bulldog francês, etc. Existem infinitas ideias! Você consegue reunir essas pessoas em grupos de WhatsApp ou Telegram e ainda oferecer produtos e serviços a elas. É algo que também conecta pessoas e os resultados vêm mais a longo prazo, mas vale muito a pena.

Agregar valor ao seu pet shop

Agregar valor ao seu pet shop é oferecer produtos e serviços que o seu cliente não vai encontrar nos seus concorrentes. Aqui não estamos falando de preços, mas de marcas e versões de ração mais premium, é oferecer entrega gratuita na casa do cliente, é oferecer um atendimento personalizado, atencioso, caloroso, amigo. São fatores que vão agregar muito valor ao seu pet shop e será bem difícil do seu concorrente conseguir te copiar.

Outro fator que ajuda a agregar valor é fornecer informação. Lá nas suas redes sociais, evite postar apenas produtos e promoções. Crie posts informativos com dicas para seus clientes e seguidores. Exemplos: “As 10 coisas que o seu pet mais gosta” ou “5 coisas que você faz e os gatos detestam”. Quando você dá informação, você está proporcionando conhecimento a eles e isso aumenta a percepção de valor em relação a você e ao seu pet shop, ele começa a te ver diferente.

Depoimentos de clientes (pais dos pets)

Você pode pedir aos seus clientes que gravem um vídeo, ou que mandem uma mensagem, com um depoimento falando o quanto gostam da sua loja, dos seus produtos, dos serviços, de algo em geral ou específico. Isso é o que chamamos de prova social. Ela faz com que as pessoas que sentem um certo receio de comprar se sintam mais à vontade por saber que outras pessoas já confiaram em você e isso gera automaticamente no cérebro de quem tem esse receio uma mensagem dizendo que não há risco em tentar comprar de você.

Se você se sentir desconfortável em pedir os depoimentos a seus clientes, faça um print de tela no WhatsApp, no Instagram, no e-mail, com as mensagens positivas que eles te mandam. Tem a mesma importância. Só evite postar depoimentos falsos ou criados propositalmente porque se alguém descobrir, pode pegar muito mal para você.

Dê visibilidade ao propósito do seu pet shop

Todo mundo sabe que você tem um pet shop porque quer ganhar dinheiro e prosperar na vida. No entanto, quando temos um propósito a mais com o que trabalhamos, isso se torna um grande diferencial porque as pessoas vão admirar você, suas atitudes, seu propósito. A conexão entre você e seus clientes aumenta e você é mais respeitado.

Quais seriam esses propósitos?

Pode ser ajudar a desenvolver um trabalho social de proteção a cachorros e gatos, preocupação com a cura de uma determinada zoonose, oferecer serviços gratuitos a tutores de baixa renda, participar e ajudar mutirões de castração, enfim… muitas coisas podem ser um propósito. Só cuide para que seja sempre genuíno.

Gostou das dicas?

Não perca tempo e comece a implementá-las agora mesmo! Muitas aqui são super fáceis e não exigem muito de você!

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