Como calcular a margem na ração?

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Como calcular a margem na ração?

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É normal termos a dúvida de quanto eu devo considerar de margem na ração, ou seja, quanto de valor a mais é um bom valor para me gerar um lucro bacana e como calcular a margem na ração de forma correta. No entanto, já adiantamos que não existe uma resposta pronta para isso, ok? Mas podemos explicar como proceder dentro do seu negócio pet.

Antes de ver a explicação em texto, aproveite para ver a didática do nosso especialista Ricardo de Oliveira sobre esse assunto em nosso canal de conteúdos:

O que é markup?

Markup é um índice que você vai utilizar para montar o preço de venda dos seus produtos pet, principalmente, rações. Ele vai aparecer na definição do seu custo, mas é um índice que não pode ser considerado de maneira isolada e, sim, como um ponto de partida fundamental.

A indústria de pet food usa muito esse termo. Então, vamos dar um exemplo prático: digamos que você tenha comprado uma ração por R$100 e vendido a R$150. A diferença entre esses valores é o markup, ou seja, 50%. Porém, markup é diferente de margem de lucro, ok?

Vamos relembrar como calculamos margem de lucro. A mesma ração que você pagou R$100 e vendeu a R$150. No entanto, além dos R$100, você terá que tirar aqui a luz, a água, os funcionários, o telefone, o leva e traz, e todos os custos fixos e variáveis. Então, esses 50% de markup podem representar apenas 5% de margem de lucro, ou 3%, ou ainda, não proporcionar margem de lucro nenhuma.

Como calcular a margem de lucro para a ração?

Geralmente, as marcas de rações mais famosas têm uma sugestão de preço e varia o seu markup entre 32 até 60%, dependendo da marca da ração. Então, a marca já te dá essa recomendação: eu to vendendo por R$100, você tem que vender a R$150. Você decide se quer seguir a sugestão ou não.

A nossa recomendação é de que você siga essa sugestão das marcas de ração para poder evitar possíveis problemas com o seu fornecedor, por exemplo, não querer mais vender para você porque você quer vender a um preço muito mais baixo, daí seus concorrentes podem reclamar para ele e ele querer parar de vender para você. Cuidado! Melhor seguir o preço de sugestão do seu fornecedor.

Continuando… normalmente uma ração super premium tem entre 32 e 60% de lucro. No entanto, as rações que estão na média de mercado, que não são nem muito baratas e nem muito caras, mas têm muita qualidade, o markup fica em 40%. Entretanto, como sabemos, no mercado existem muitas marcas de ração mais baratas, que chamamos de marcas de combate, mas o nome correto é marca econômica. Essas têm markup entre 5 e 30%.

Aqui você precisa tomar uma decisão. Se você realmente quer trabalhar com ração econômica para competir em preço, tudo bem. Mas se eu fosse você, não ficaria em marcas baratas, até porque a grande maioria dos negócios pet já trabalham com elas. Entende que é mais do mesmo? Trabalhar com marcas premium, premium especial, super premium, premium natural, além de te darem um markup mais alto, mais margem de contribuição, elas têm um valor agregado maior e você ainda pode ser visto como um diferencial na sua localidade. A margem de contribuição nada mais é do que o quanto sobrou em dinheiro para você.

Pensando de maneira bem prática, é melhor você vender dois sacos de ração premium do que vender 10 sacos de ração econômica porque eles vão proporcionar mais lucro, um markup maior e uma margem de contribuição maior. Lembra ali em cima sobre tornar-se um diferencial? O foco principal da ração boa é atrair clientes para a sua loja. Para isso, monte uma estratégia que quando o cliente vier comprar ração, leve outros produtos, como acessórios, brinquedos, produtos de higiene para o pet, comedouro, entre outros. Isso vai fazer com que sua margem média melhore bastante, algo em torno de 40%.

Há também outras formas de você melhorar seu pet shop: medicamentos, produtos, acessórios. Com isso, seu markup pode chegar até 60 ou 70%. Abandone a ideia de só querer vender ração. Agregue mais valor para seu cliente e para você.

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