O mercado pet é tão promissor que sempre nos apresenta novas ideias. Uma delas, é o Pet shop móvel, que é uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos e possui um grande potencial de lucratividade.
Se você já está no mercado pet há um tempo e ainda não sabia dessa modalidade, acredito que você vai gostar e se animar a montar seu pet shop móvel.
Mas antes, vamos entender o potencial dessa modalidade no mercado!
Por que ter um pet shop móvel é interessante para seu negócio?
Como falamos anteriormente, essa modalidade tem um alto potencial de lucratividade por muitas razões. Uma delas é o conforto e comodidade que você pode oferecer aos seus clientes uma vez que você é quem se desloca até sua residência, por exemplo. Mas tem mais!
1 – Apenas a vontade de cuidar dos pets não é suficiente hoje em dia. As pessoas estão cada vez mais na correria de trabalho e obrigações e precisam terceirizar os cuidados com seus pets;
2 – O trânsito nas grandes cidades está cada vez pior e o deslocamento até um pet shop exige um investimento de tempo, gasolina e estacionamento;
3 – O serviço de pet shop móvel vai até o local do cliente . Portanto, como o serviço é prestado em casa, o animal fica menos estressado;
4 – A divulgação pode ser feita 100% pelas redes sociais, WhatsApp e indicações de clientes, deixando os investimentos em marketing num patamar bem acessível;
5 – O investimento para montar um pet shop móvel é menor que um pet shop físico tradicional, ficando em torno de 80 a 150 mil reais já com o veículo incluído.
Quais são os passos para montar um pet shop móvel?
Montar um pet shop móvel não é tão complicado. Se você seguir estes 6 passos, você com certeza terá um empreendimento de sucesso. Vamos lá!
#PASSO 1 – Escolha um veículo para ser o seu pet shop
Os veículos mais indicados são as vans como Fiat Ducato, Renault Master, Mercedes Sprinter, Lifan Foison, etc. No mercado, existem opções novas entre 40 e 175 mil reais. Além das usadas, em bom estado de conservação, que podem custar bem menos que isso. No entanto, cuidado, pois um veículo muito velho, amassado, com pintura descascada ou problemas mecânicos podem fazer uma propaganda negativa do seu negócio.
Outra opção é também comprar um trailer já adaptado para esta finalidade e rebocá-lo com o seu carro. Avalie suas opções e veja qual é melhor para você.
#PASSO 2 – Escolha uma empresa para adaptar o veículo
O seu veículo precisará ser totalmente adaptado. Porém, como ainda é um nicho de mercado bastante novo no mercado pet, dificilmente você vai encontrar um veículo já adaptado para ser um pet shop. Sendo assim, você terá que contratar uma empresa que faça essa adaptação, tanto interna quanto externamente.
O que você vai precisar no seu pet shop móvel
Você vai precisar de uma banheira apropriada, mesa de tosa, jato de água com temperatura controlada, dois tanques de água (um com limpa e outro com suja), secador e um gerador de energia. Além disso, também vai precisar transformar a parte externa do veículo em uma fachada e vitrine para o seu negócio.
As essas empresas que fazem adaptações em veículos você poderá encontrar no Google ou conversando com algum empreendedor de food truck. Dependendo do veículo que você escolher, e do que você vai querer colocar de produtos e serviços, essa adaptação pode custar entre 10 a 40 mil reais.
#PASSO 3 – Deixe tudo legalizado
Parece óbvio, mas é necessário trazer esse tópico, pois seu pet shop móvel precisa passar por todas as etapas burocráticas de abertura de uma empresa, ou seja, vai precisar ter um contrato social, um CNPJ, Inscrições Estadual e Municipal se vender produtos, alvará de funcionamento, entre outras liberações que podem variar de região para região.
E de acordo com o Decreto nº 40.400/1995, artigo 3º, você também precisará de um veterinário como responsável técnico.
Preste atenção também na sua CNH que deve ser no mínimo B. Para alguns casos de veículos muito grandes e pesados, a exigência é pela categoria C.
#PASSO 4 – Precificação
Não tenha medo de cobrar a mais, mesmo que os serviços sejam os mesmos de um pet shop físico. Afinal, você vai entregar mais conforto, praticidade e economia de tempo para os clientes. Pelo que eu tenho visto no mercado, se seu serviço cobrar 20% acima de um pet shop físico padrão, os clientes não vão reclamar. É esperado.
#PASSO 5 – Tenha bons controles
É importante que você controle bem os seus gastos com deslocamento, insumos e demais despesas para que você saiba exatamente qual a margem de lucro do seu negócio.
Abandone as planilhas e já comece investindo em um sistema de gestão que o ajude com essa parte. Existem vários no mercado que controlam contas a pagar, a receber, estoques, vendas e administrativo.
#PASSO 6 – Facilite a vida do seu cliente
Não basta apenas oferecer como diferencial de serviço a praticidade e a economia de tempo para seu cliente. É importante que todas as etapas da prestação desse serviço sejam ágeis e simples.
Por exemplo, use um aplicativo para agendamento das visitas, use o WhatsApp para comunicar-se com seus clientes, tenha diversas opções de pagamento, sejam elas maquininhas de cartão, link de pagamento, PIX, entre outros.
Percebeu como é uma maneira diferenciada de prestar um serviço de pet shop?
Se essa ideia de negócio te agradou, se programe, procure uma consultoria contábil especializada no mercado pet para te ajudar com a parte burocrática e bora lucrar!