Você sabe identificar no seu negócio quais as categorias de produto que o seu consumidor decide a compra em casa? E as categorias que ele prefere ir até seu pet shop para comprar? E as categorias de produtos que o seu consumidor compra porque foi influenciado por alguma ação promocional na ponta da gôndola?
Aumentando o lucro do seu pet shop
Saber identificar as categorias dos produtos ajudará muito a aumentar o lucro do seu pet shop. No entanto, não é apenas isso. Existem outros fatores que contribuem também. Por isso, separamos aqui 5 dicas para que você as coloque em prática o quanto antes.
Identificação das oportunidades de cada produto
É o primeiro grupo de produtos que mencionamos no início do texto, que são os mais comuns e tem alto volume de venda, geralmente com uma margem mais magra, por exemplo, as rações.
O segundo grupo é formado por produtos que têm um volume de vendas mais baixo, mas tem uma margem de lucratividade muito mais alta, geralmente são acessórios, como brinquedos, caminhas pet, roupinhas pet e assim por diante. O melhor é deixar mais pra dentro da loja para que o seu cliente tenha que passar por eles em algum momento da compra da ração, por exemplo.
A terceira oportunidade é tem que ficar bem na frente da loja, muito bem exposto, com cartazes e na ponta da gôndola. São os itens em promoção. Já perto do caixa, justamente para o cliente realizar uma compra por impulso. É uma lucratividade bem alta.
Esteja na internet
Esteja nas redes sociais, mas crie um perfil para o seu pet shop e não use o seu pessoal. Crie uma conta, pelo menos, no Facebook e no Instagram. E fique de olho nos demais perfis e novas redes que surgem por aí. Se você não gosta muito de internet e tecnologia e acha que não é da sua expertise lidar com isso, contrate um profissional ou peça para alguém que saiba fazê-lo.
Nestas redes, você vai postar sobre promoções, lançamentos, fotos e clientes que fizeram banho e tosa no seu pet, vai postar horários especiais de funcionamento, eventos que você fará em sua loja, etc. Porém, o principal ponto aqui é criar conexão com o seu cliente.
Tenha um banho e tosa
Se você tem um pet shop e não tem um centro de estética animal, é bom repensar com carinho essa estratégia. O centro de estética animal vai além de dar banho e tosar o pêlo. Você pode ter serviços como acupuntura, ofurô, massagem e outros serviços que aguegam agregam muito valor para o seu negócio e, mais ainda, na percepção do cliente em relação ao seu pet shop e seus serviços.
Aumente o tráfego da sua loja
Para aumentar o tráfego da sua loja, vamos pensar um pouco mais fora da caixinha. Ou seja, deixa para lá a ideia de outdoor, rádio… resumindo: a publicidade comum. Vamos focalizar em fazer uma parceria com alguma ONG de adoção de animais para fazer uma feira de adoção no seu pet shop – não importa se você vende animais, pois o público que compra não é o mesmo que adota -, para que a pessoa que adotar algum animalzinho já saia dali com todos os acessórios e rações compradas na sua loja pet. Exemplos além da ração: vermífugo, caminha, brinquedos, tapete higiênico, coleira, guia peitoral, comedouro.
Outra oportunidade para aumentar o tráfego é realizar uma “cãominhada”. Seu pet shop pode ser um ponto de encontro para as pessoas que participarão. Elas farão um passeio pelo bairro e voltam para seu pet shop como ponto de chegada. Você pode pensar em ações para que realizem uma compra na partida e/ou na chegada.
Colete as informações dos seus clientes
É uma maneira de você aproveitar melhor todas as dicas anteriores. Sempre que tiver uma oportunidade, peça para que seusclientes preencham uma ficha com os dados deles e dos seus pets. É imprescindível que essa ficha tenha: nome, e-mail, endereço, WhatsApp, data de nascimento, nome do pet, raça, data de nascimento do pet. A ideia é você se comunicar periodicamente, de forma estruturada, com esse cliente, avisando-o de promoções, lançamentos, dicas de saúde e cuidado para o pet, eventos, etc. Com isso, você vai aumentar a conexão com seu cliente e vai fidelizá-lo. Cliente fidelizado é lucratividade para seu negócio pet.
Gostou das dicas? Não é difícil colocá-las em prática. Organize-se e bora aumentar a lucratividade do seu pet shop!