O financeiro é uma das áreas que mais necessita de organização e planejamento dentro do seu pet shop. E é entendível que não se tenha tempo disponível e acabe deixando algumas coisas importantes passarem com tantas tarefas e responsabilidades diárias. Organizar as finanças do seu negócio pet, é uma delas.
Em 2018, o Sebrae fez uma pesquisa e constatou que 34% dos empreendedores autônomos enfrentavam dificuldades para acertar as contas no fim do mês. Além disso, 48% não fazia previsão de gastos e 39% não registrava todas as receitas para fazer o controle das entradas.
Claro que estes são dados gerais, mas como existem muitos pet shops de empreendedores autônomos, achei válido trazer esses dados para você. Sabe por quê? Porque não é um problema exclusivamente deles, mas, sim, de vários pet shops constituídos como ME, ou Eireli, ou Ltda.
Para só mais uma burocracia para cumprir dentre tantas outras que o empreendedor pet, mas fazer essa gestão financeira é o básico, é essencial para a saúde do seu negócio.
Todas as empresas, não apenas no mercado pet, que têm mais dificuldade em aumentar o faturamento, aumentar o ticket médio e alavancar o negócio, são justamente aquelas que não têm a parte financeira muito organizada.
Por que a organização financeira é importante?
Quando se organiza as finanças, muito benefícios são gerados. Entre eles: o equilíbrio das contas, o aumento do controle das despesas, a minimização de gastos, a possibilidade de previsões financeiras mais precisas, entre outros.
Existe empreendedor pet por aí que deixa o planejamento financeiro do negócio para depois. Os dias vão passando, mas esse depois nunca chega. Já se viu em uma situação parecida?
O resultado desse “deixar para depois” é tão perigoso que a maioria não se dá conta da roubada em que está se metendo, pois nem imagina o quanto o faturamento fica comprometido, as despesas só ficam mais altas, aparecem gastos mais excessivos, se investe muito pouco em recursos e, de repente, percebe que o futuro será a falência.
Pensando nisso, separei 4 dicas práticas para te ajudar a controlar melhor as finanças do seu pet shop. Lembrando que no meu curso Fórmula Pet Shop, você aprende mais detalhadamente a como planejar o financeiro do seu negócio pet com segurança e da maneira certa.
#Dica 1: Separe as contas pessoais das contas da empresa.
Alguns empreendedores pet tendem a olhar para o dinheiro da empresa como sendo o seu próprio “salário” por trás da operação. Esse é um grande erro. Cuidado!
Tudo que entrar no caixa do seu pet shop e não for gasto na manutenção dele, não pode ir para contas pessoais, como cartão de crédito, aluguel, boletos e por aí vai. O seu pet shop precisa ter uma reserva financeira para usar como capital de giro ou investimento;
#Dica 2: Tenha um sistema de gestão eficiente.
É importante registrar todas as entradas e saídas de caixa neste sistema de gestão. E isso tem que ser feito todo dia, a todo momento e precisa constar a data, o valor, a categoria e o motivo – se foi uma venda, um recebimento de conta atrasada, um pagamento de fornecedor, uma compra de insumos.
Abandone o caderninho, a planilha Excel e adquira um sistema de gestão. A mensalidade é muito barata perto do benefício que ele promove para a organização financeira do seu pet shop.
#Dica 3: Planeje suas compras conforme o seu fluxo de caixa
Esse é um fator essencial! Você não pode comprar demais nem de menos. Seu fluxo de caixa é quem será responsável por ajudá-lo no planejamento dos produtos e acessórios para repor estoque.
#Dica 4: Se organize para pagar as contas em dia
Pagar as contas em dia não significa apenas responsabilidade com os fornecedores e com suas obrigações, mas também traz um enorme benefício financeiro. Quando você se organiza para o cumprimento dos pagamentos, você tem a garantia de que não pagará multas por atraso, nem juros, ou seja, não vai precisar desembolsar valores a mais por isso.
Notou como organizar o financeiro do seu pet shop é essencial para o sucesso dele. Mas você não precisa fazer isso sozinho. Por isso, caso você não se sinta muito seguro se vai dar conta dessa organização, procure a ajuda de um contador especializado no mercado pet. Tá tudo bem!